domingo, 27 de setembro de 2009

Responsabilidade


Sobre o amanhecer de nós mesmos está o futuro.
Eu tenho sobre os pés o próprio sol e a vida.
Responsabilidade nós presenteia com um cajado
E com incensos, perfumes, mirras, florestas...
Nós farda de alguma coisa que não temos muito:
Tempo. Oh, tempo! Torna-te grande para vê-lo
Ao longe. Longe torna-te pequeno para que possa
Andar sem suar ou machucar meus próprios pés.
Como poderei, ao lado da responsabilidade, ser
Feliz e ao mesmo tempo fazer todos felizes?
Não posso. Por isso existe a consciência minha.
Essa consciência que diferecia o tolo do sábio;
Torna estadistas aqueles que lhe tem de sobra.
Sobre o amanhecer dos outros está o futuro.
Agora vejo! Minha força está nos outros, sim,
E nela posso manter o sol sobre os pés e a vida
Sem queimar-me. Não queria tê-lo sobre as palmas,
Mas devo. Agora que sei que tenho consciência demais.
Não posso morrer sem usar minha consciência
De forma a manter o orgulho do que somos.
Não só como orgulho, vaidade, mas como fortaleza.
Acho que existe uma responsabilidade para com isso.
Eu não fujo, não me vanglorio, não usurpo a verdade;
Eu faço. E pelo fazer se conhecem os grandes homens.
Não quero ser um grande homem e sim fazê-los.

Por: Bruno Leal

De Bruno Leal a todos meus amigos Biólogos ^^

Um comentário:

tdoidinha disse...

Belas palavras vc traduziu bem essa valoroza ação que nos cerca ao longo de nossa caminhada ^^