quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Rótulos. Cap. 2º: Nerds





"O cara Nerd de hoje é o cara rico de amanhã" Já ouviram essa frase? Pois é. Hoje o post é sobre Nerds. Continuando os posts sobre rótulos modernos que comecei. No capítulo anterior falei sobre o mainstream que é o rótulo dos tendencistas. Todos que avançam nas modinhas e que fazem parte da cultura pop ou de um estilo alternativo que entrou lá dentro é do mainstream. Você é parte do mainstream, eu faço parte e toda nação também. Qualquer dia, seja o alternativo mais esdrúxulo, ele será parte do mainstream. Ele não é só moda, é também idéias ou alvo de piadas e paródias. É o caso dos numerosos funks criados para vídeos na internet.

O nerd é uma criatura humana que se envolve com coisas modernas e difíceis e se aprofundam nisso a ponto de se tornarem experts até sobre assuntos completamente inúteis para a vida social. Porém hoje a coisa generalizou. Pode ser nerd qualquer pessoa que conheça muito tecnologia, ciência, mas também desenho técnico, filmes, games, música, qualquer disciplina de colégio, equipamentos e etc.

Os nerds de animes denominam-se "otakus". Eles sabem tudo sobre algum assunto relativo, só falam disso, agem assim e mesmo assim, não se consideram nerds. Ora, são nerds, pois hoje em dia se considera nerd "qualquer pessoa ou ser capaz de ser expert em algo que não faz parte da vida social". Porém isso não é completamente verdade, pois também é nerd aquele que conhece aprofundadamente orkut, msn, facebook, twitter, youtube e que hoje FAZ parte da vida social. Então, incluímos do rótulo pessoas que conheçam coisas interessantes à vida pessoal, mas está intimamente ligado com tecnologia avançada.

As crianças de hoje são nerds completos, mas quando crescerem parte vai sair dessa vida e mesmo assim outros da idade dela a terão considerado normal. Muitos dos nossos pais foram considerados "nerds" (se existisse o rótulo na época dos pais deles) pois sabiam mexer com a dificílima datilografia. Vemos então que esse rótulo é completamente subjetivo e muda de época para época. A percepção sobre o que é nerd é progressivo da geração mais antiga para a mais nova.

Os nerds "gamers" também não se consideram nerds. Porém conhecem aprofundadamente cultura inútil para a vida social. É interessante ver que o mainstream se interliga enormemente com o rótulo nerd, pois a vida social depende do que é tendência ou não nele. Se a cultura gamer se tornar de uso comum no mainstream então o nerd gamer passa desse rótulo para mainstream e se torna "considerado". A cada dia a cultura gamer se torna mais presente no mainstream, porém jamais poderá se fixar se não se tornar pop. É o caso de certos games como os do Mario e do Sonic que viraram pop e fixaram a cultura gamer sem por isso fazer uma pessoa que saiba que o Luigi é irmão do Mario seja rotulado de nerd. Os games de futebol no Playstation (carinhosamente chamado de Play) se tornaram pop no Brasil a ponto de tornar o console muito vendido e afastando o rótulo de nerd qualquer um que o tenha em casa e viva grudado jogando nele. Se antes ele era um nerd hoje já é "O cara do Pró evuluxion sóqui".

Os nerds dos anos 80 eram especialistas em tecnologia, sabiam hackear muito bem, especialistas em hardware e software de computadores, gostavam de Star Wars, Jornadas nas Estrelas, HQ americanas e sempre assistiam filmes como "A 1ª vez de un nerd" ou "Os nerds contra-atacam".

Os nerds do anos 90 já gostavam de Metal, conheciam a internet de um relance, participavam de torneios de xadrez, jogavam RPG, viam filmes cult ou trash, jogavam video-game em seus consoles (pois fliperama necessitava uma saída de casa e os nerds dos anos 90 tinham medo de gente), inventaram a pirataria moderna e ficaram cada vez melhores em hackear inventando maneiras cada vez mais disfarçadas de vírus como os trojans, em forma de powerpoints etc.

Os nerds de hoje em dia são muitos e têm habilidades incríveis. Estão na moda e é cada vez mais comum sermos nerds em várias coisas e nem perceber. Já não são rejeitados, lançam tendências, viram ícones, tornam-se desejados pelas mulheres interesseiras (provando que o nerd de hoje é o cara rico de amanhã), dominam os meios de comunicação e às vezes se disfarçam de outras tribos. Estão espalhados por aí e somente uma "laia" ainda salva as verdadeiras caracteríticas nerds: Os Geeks.

Geeks: Os loucos por tecnologia e que parecem os Nerds dos anos 80. Alguns até conseguem relacionar os Geeks com os aquarianos dos astrólogos, pois as características são incrivelmente as mesmas. Têm o pensamento à frente das outras pessoas, são excêntricos, aficcionados por tecnologia, curiosos e têm um raciocínio lógico aceleradíssimo.

Não podemos falar de nerds sem falar da linguagem deles. A maioria usa a escrita do £337(leet) que é a linguagem da "elite" da internet. A linguagem nerd é exclusiva da net e usada em blogs, orkut e fóruns. Porém muitas pessoas trazem para o mundo certos MEMES que são nada mais que frases, imagens ou situações ocorridas em fóruns ou youtube e que marcam. Um deles é o "Tenso. Muito Tenso" que surgiu no Brasil. Porém o mais mundialmente famoso é o "Fail" em Leet ƒ41£. Falar inglês é típico nerd. Falar MEME's é muito nerd, porém está se tornando pop (tão pop a ponto de aparecer na mídia aberta). Escrever em Leet requer um bom conhecimento no teclado ou pelo menos um dicionário Leet ( o qual eu usei aqui hehe). Os nerds normalmente não foram invetores do emoticons (isso é invenção dos alternativos dos quais falarei em outro post), porém usam direto em qualquer lugar. Se você utiliza saiba que está usando de uma cultura que não é nerd, porém está sendo assimilada por eles em meio a leets, MEME's e coisas do gêneros em seus textos no MSN, facebook e fóruns.


No próximo post vamos melar as coisas e sonhar um pouco. Será a vez dos Românticos na qual estão inúmeros grupos como os poetas, os músicos, os idealistas, os Emos, as mulheres e os caretas.
Até a próxima!





Um comentário:

Vaulttech disse...

Cara... estou achando ótimas essas explicações sobre os rótulos, mas discordo um pouco do que tu falou.

Acho que LEET é coisa do passado, coisa de quando as pessoas precisavam realmente usar - porque os verificadores de mensagens não eram suficientemente inteligentes pra perceber que um E e um £ são a mesma coisa. Mas, hoje, quem é que usa LEET?!!? Os caras que passam os seus dias conversando no /o/ do 4chan!?!? (acho que nem eles o usam muito)
Tipo... quem eu vejo usar "pseudo-LEET", pra falar a verdade, são os caras que põem seus nicks do CS com caracteres diferentes só pra aparecer e pensar que são bons com isso. Tem um nome, até, pra os caras que wanna_be nerd (no sentido inicial e profundo do ser) e não são: Lamers =D (creio eu não ser um desses xD)

Quanto ao que tu falou (desculpa as más conjugações verbais: são um costume de fala que eu acabo passando pra escrita quando tento escrever informalmente) sobre qualquer um ser nerd hoje em dia, eu concordo plenamente. Infelizmente, a "classe" nerd está sendo "engolida" pelo que tu chamou de mainstreams (nunca tinha ouvido sobre esse rótulo) ultimamente e parece que qualquer pessoa até mesmo tem vontade de ser, no mínimo, um pouco nerd, de vez em quando. É triste isso: penso que antigamente era necessário ser mais nerd pra ser realmente considerado nerd (sorte que ainda temos os Geeks, que preservam nossa identidade =D).

Por fim, quero parabenizar (tá, certo, tu não precisa do meu parabéns pra continuar com a tua vida, mas, sei lá, vai que isso te aumente a auto-estima xD) esse blog e o seu dono (no caso, tu \o/) por escrever sobre isso. Tão ficando muito legais essas postagens sobre o assunto.

R$