sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Rótulos. Cap. 4: Os Frios



Nós tivemos no post anterior uma leve noção do que são os românticos. São pessoas cheias de idealismo, surrealismo, imaginação, sentimentos à flor da pele, falácias e desilusões. Vivem num mundo encantado onde a realidade não é outra senão a criada por eles mesmos. Cada romântico possui suas características e vimos os bregas, os emos, os literários, as mulheres...

Nesse capítulo vou abordar do rótulo inverso daquele anteriormente falado: Os frios.

Qualquer pessoa que tenha uma visão pragmática das coisas pode ser considerada fria por outras classes. Não é porque eu tenho praticidade interior que eu vou ser frio, não é mesmo? Porém a visão dos românticos sobre as pessoas que só vivem o aqui e agora, sem qualquer imaginação, é de que são essencialmente frias. Vou discutir o que é ser realmente frio.

Frio e calculista. Já ouviu essa expressão em algum lugar? A pessoa que assim é julgada possui um forte caráter impassível diante de atos emocionantes/marcantes/traumatizantes/comoventes. Além disso, é muito racional e leva as coisas sem se deixar guiar por impulsos, tanto que sua imaginação acaba por ser limitada.

É certo que os cientistas (que não acreditam em contos de fadas, segundo a Doutora Grace Augustine do filme Avatar) possui esse caráter racional. A frieza, às vezes, é essencial no trabalho científico. As emoções podem influenciar em nível pessoal a pesquisa tornando-a cientificamente contestável. Qualquer coisa irracional para ciência é inaceitável já que a própria trabalha usando a razão. Então é comum vermos médicos que fingem o seu pesar diante de uma doença, biólogos que dissecam mamíferos sem nem tremer, físicos que ficam indiferentes a milagres religiosos e etc...

Os homens são muito acusados de serem frios. Isso é verdade. Sensibilidade é algo "gay" demais para um homem... No século XIX. Aliás, não! Acho que a sensibilidade masculina já existia antes, mas enfim. Até hoje vemos machões que nunca choraram, que nunca se apaixonaram, que nunca amaram, que só "comeram". A frieza do macho é importante, pois evolutivamente um macho estar de "rabo-preso" numa fêmea significava vício ou preferência e impedia o tão importante fluxo gênico o qual é a distribuição dos caracteres genéticos de uma população de forma a garantir biodiversidade. Já imaginou um macho que possui nos genes resitência contra o câncer não "distribuir" seu dom por toda população? A frieza dos machos garantiu a continuidade da evolução pela seleção das melhores características nos animais!

Outros seres frios são os psicopatas. Sim, eles não dão a mínima de como chegarão lá, mas chegarão, nem que para isso sejam necessários uns estupros aqui, uns homicídios ali. Segundo um texto da internet os psicopatas são:
Ausentes de Culpa; Mestres da Mentira; Manipulação e Egoísmo; Inteligência; Ausência de Afeto; Impulsivos e isolados. São capazes de mentir no próprio polígrafo, pois a mentira é tal enraizada em seu ego que corpo está condicionado a utilizá-la como verdade absoluta. Mesmo sendo frios não podemos dizer que são racionais.

A habilidade frio e calculista é exclusivo dos simplesmente insensíveis. São pessoas que não conseguem deixar fluir suas emoções de modo equilibrado, forçando bloqueios e restrições. Apesar disso, os insensíveis podem ser exagerados, entusiasmados, apaixonados, impulsivos. Entretanto não conseguem se pôr no lugar do outro e isso os torna sem a tal sensibilidade. Ao mesmo tempo podem ser tão pragmáticos que chegam a odiar histórias românticas ou coisas "fofas" por puro senso de realidade. Logo eles conseguem usar sua racionalidade para executar ações sem pôr sentimentos ali e ao mesmo tempo não se interessarem pelos sentimentos alheios caso envolvidos no processo.

Pessoas assim têm dificuldade em achar graça na vida. Fazem as coisas por si, mas pura e simplesmente por hedonismo, prazeres carnais, trabalho, pátria, estudos, etc. Sentem o prazer da vida pelo o que ela é e não pelo o que ela seria se a gente imaginasse. Essa objetividade é a marca principal dos que são rotulados de Frios.

No fundo todos nós somos meio frios. Isso é bem evidente naqueles que possuem muitos “amigos” e acabam por não dar atenção a todos, tratando de forma ríspida, às vezes sem querer, aqueles que nos são caros. É como diz aquela máxima: “Aqueles que mais amamos são aqueles que talvez mais machuquemos.” Então, vamos a algo bem “quebra-gelo” aqui: Você já beijou sua mãe/pai/cachorro/irmão/irmã/tia/tio/avó/avô/namorada/namorado/ficante/amante/noivo/
noiva/filho/filha/amigo/amiga/colega/conhecido/patrão/chefe/diretor/presidente/secretário/parceiro/sócio/primo/prima/primo de 2º grau/primo de 3º grau/tio-avô/avô-irmão/avó-sobrinha/mãe-neto hoje?
Se não fez nenhuma dessas coisas então você pode se considerar alguém frio. Pense em perdê-los um dia. Pensou? E aí?! Não doeu? Não sofreu? Não sentiu como sua vida perdesse sentido caso acontecesse? Não ficou melancólico? Então você é um tremendo dum frio sem coração!

Bom, nas próximas postagens vamos falar de mais uma dose de rótulos antagônicos: Gays e crentes. Mas primeiro, no post seguinte, será a vez dos gays!(uuuiii! Shokay’!)

A tout à l’heure!


Nenhum comentário: